5 Dicas Para Combater a Ansiedade

5 Dicas Para Combater a Ansiedade

A ansiedade é um círculo vicioso do qual é difícil sair. Estamos enfrentando um distúrbio psicológico que é uma verdadeira pandemia na sociedade atual.

Mas o que exatamente é ansiedade, que sintomas ela apresenta e como podemos sair dessa situação?

O que é ansiedade?

A ansiedade é um estado mental de antecipação, no qual experimentamos nervosismo e inquietação. É uma sensação desagradável que nos coloca em tensão. A ansiedade é uma resposta normal do nosso corpo, que interpreta que devemos estar atentos a um evento próximo no tempo, mas algumas pessoas são sequestradas pela ansiedade e relatam uma série de sintomas e sinais (psicológicos e somáticos) irritantes.

O sentimento de ansiedade é particularmente difícil de descrever, nem sempre pode estar relacionado a uma origem específica (um exame, resultados médicos, etc.) e se alimenta das consequências que isso gera (como o adiamento de tarefas pendentes). .

Lutando contra a ansiedade e suas causas

Portanto, é complicado enfrentá-lo, mas a boa notícia é que chegou ao Brasil o captril que é um suplemento 100% natural para combater a depressão, ansiedade etc.. e que não contém nenhuma contra indicação. Veja também abaixo. cinco dicas para combater a ansiedade podem ajudar a mitigar seus efeitos adversos e entender melhor sua natureza:

1. Aprenda a ser seu próprio patrão ou chefe

A ansiedade é uma sensação desagradável que a maioria de nós quer evitar. O problema é agravado quando decidimos compensar o estado de ansiedade recorrendo a formas de comportamento estereotipadas e repetitivas. Estes são comportamentos que normalmente começam inconscientemente, são parcialmente automáticos e podem ser mais ou menos simples (alongar ou puxar o cabelo, bater uma perna, etc.) ou algo mais complexo (viajar para a geladeira e comer algo ).

Em adição para o efeito adverso que estes comportamentos podem ter em nosso corpo, como obesidade ou perda de cabelo, ir com eles tem a desvantagem de que nos coloca em um círculo vicioso: como eles são tão associado com períodos de stress, ato como um lembrete de que aquele sentimento que você quer evitar está lá. É por isso que, para combater a ansiedade, é conveniente reconhecer esses padrões estereotipados de comportamento e acabar com eles.

2. Combater a ansiedade é lutar contra o “eu vou fazer amanhã”

Períodos de ansiedade podem ter sido desencadeados por elementos do dia-a-dia que estão relacionados ao trabalho, obrigações e tomada de decisão. Portanto, combater a ansiedade também significa reconhecer situações nas quais essa sensação pode dar origem a uma profecia auto-realizável em que o humor negativo de alguém nos convida a jogar a toalha antes do tempo.

A ansiedade é uma das maneiras pelas quais o medo pode começar a fazer algo que pode dar errado e que, como conseqüência, é adiado de novo e de novo em um processo chamado de  procrastinação. Paradoxalmente, esses adiamentos que fazem a ansiedade têm razão de ser, porque graças a eles a obrigação que gera estresse ainda está lá.

3. Divida seu dia a dia em pequenos pedaços

Certamente você percebeu que, a partir do momento em que você inicia uma tarefa que o torna preguiçoso, torna-se cada vez mais agradável e aceitável. Algo semelhante acontece com a ansiedade: para manter a atenção longe do que causa tensão, iniciar uma atividade é muito mais eficaz do que pensar em iniciar essa mesma atividade.

E o fato de estar ciente de que a ansiedade atua como um fardo ao fazer as coisas que queremos fazer é, em si, uma fonte ansiosa. Se você quer ter certeza de que o que é feito deve ser feito sem que a ansiedade seja um freio, nada como dividir as tarefas mais complexas em sequências curtas. Se você tiver que escrever um relatório, por exemplo, a primeira tarefa pode ser tão simples quanto ligar o computador e abrir um editor de texto. A sequência seguinte deve começar a partir daí e também ser muito breve (escreva o primeiro parágrafo, etc.).

4. Tome seu tempo

O outro lado da luta contra a procrastinação é garantir que aproveitemos ao máximo o tempo que passamos descansando, porque ficar o dia todo fazendo coisas para tentar distrair nossa atenção pode ser cansativo. Se não conhecemos a fonte da ansiedade, esse ir e vir de atividades que nos distraem pode agir como um lembrete de que estamos ansiosos, e se a fonte da ansiedade está nas obrigações pendentes, um sentimento de culpa pode ser gerado. É por isso que vale a pena ser metódico com os períodos de descanso e fazer com que estes permitam uma melhor orientação para os objetivos.

Além disso, exercícios de controle respiratório incluídos em atividades como meditação,  atenção plena ou tai chi são  muito úteis para reduzir os níveis de estresse que acionam todo o aparato ansiogênico. Tire um tempo para relaxar, embora o corpo peça o oposto e fazendo com que esses tempos não demorem mais do que o necessário para ajustar os níveis hormonais são duas diretrizes básicas para combater a ansiedade.

5. Não insista em fazer com que a ansiedade desapareça

Do ponto de vista biológico, a ansiedade é o resultado de dinâmicas neuroendócrinas complexas com as quais ninguém gostaria de lidar sem a ajuda dos processos subconscientes que as regulam. Portanto, é importante deixar claro que a ansiedade só pode ser combatida indiretamente. Não importa o quanto você tente ignorar os sentimentos de tensão e medo, eles não irão embora só porque nossa mente consciente pede isso com gentileza.

De fato, tentar suprimir mentalmente esses processos biológicos é apenas uma maneira de reconhecer que esse problema está presente. Para que a ansiedade pare de ser um problema, devemos lutar contra seus sintomas, criando novos  padrões de comportamento. A solução não está na privacidade da mente, mas nas relações entre o corpo e o ambiente.

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